1467261_545984208809115_60705789_n

Construção coletiva

A Rede Interação, assim como as demais organizações vinculadas ao SDI, tem uma atuação baseada no diálogo, negociação e construção de parcerias com foco na obtenção de resultados no longo prazo.
Desta forma, o trabalho baseia-se na construção lenta e progressiva de ativos, através de persistência e vitórias acumuladas, e é fortalecido com parcerias com outras organizações da sociedade civil, com o poder público e privado.
Essa filosofia de atuação baseia-se na certeza de que a transformação das condições de pobreza e exclusão só será obtida no longo prazo e, necessariamente, com o envolvimento daqueles que se encontram nesta situação.

545882_359447230796148_459693339_n
581784_429382680469269_1905755368_n

Protagonismo da mulher

Para a Rede Interação, a participação ativa da mulher nos trabalhos de organização e mobilização comunitária não é apenas um ideal, mas parte essencial de uma estratégia concreta de mobilização e sensibilização em relação ao gênero. Ao focar no potencial de liderança feminino, tenta-se mudar uma estrutura social que ainda está orientada para explorar o envolvimento e comprometimento feminino com a família e comunidade.
Reconhecendo que as mulheres com frequência são os verdadeiros motores do desenvolvimento comunitário, a Rede Interação utiliza a metodologia do SDI (poupança comunitária, autorrecenseamento e intercâmbio) e outros métodos participativos de coleta de informações e gestão financeira / comunitária para potencializar nelas suas capacidades de liderança, suas habilidades em gestão financeira e suas autoestimas.
Com a liderança nos trabalhos de organização e mobilização comunitária, as mulheres descobrem que tem potencialidades e capacidades para superar dificuldades e situações de emergência. Isto é realizado com a execução de ações coletivas orientadas para o diálogo e a construção de parcerias, com os objetivos de melhorar a condição habitacional e de infraestrutura do assentamento precário/favela onde moram, e de melhorar a qualidade de vida e o acesso a direitos sociais dos seus moradores.
Ao empoderar as mulheres para lidar com sistemas monetários – considerando que elas se responsabilizam pela poupança de seus vizinhos e amigos – e também para representar suas áreas em reuniões e intercâmbios com outras comunidades, cidades, países, as comunidades e o poder público local começam a enxergar o potencial das mulheres como agentes de mudança e tomadoras de decisão.

alianca pos urb

Urbanização

Diante do atual quadro urbano brasileiro, marcado pela segregação socioeconomica e espacial, e por frequentes conflitos urbanos, a Rede Interação atua com o objetivo de garantir o direito à moradia e à cidade à todos os seus residentes, com foco nos que vivem em situação de maior vulnerabilidade. Assim, ela tem como um de seus princípios fundamentais a atuação em assentamentos precários e favelas para que se possa fixar e manter essa população nos espaços em que sempre viveram, evitando remoções forçadas e buscando também suprir a localidade com a urbanização necessária para melhorar a sua qualidade de vida e a sua integração com a cidade.
A urbanização de determinada área é realizada através de melhorias habitacionais e de acesso à infraestrutura – pavimentação de ruas, implantação de redes de água e esgoto e de espaços para equipamentos sociais e de lazer, além da segurança de posse.

Esclarecimento Portal Menck (7)

Segurança fundiária

Um dos objetivos mais importantes do trabalho da Rede Interação, como representante do SDI, é demonstrar às comunidades, técnicos, representantes do governo e políticos que podem existir alternativas negociadas aos despejos forçados.
Ao longo dos anos, as comunidades vinculadas ao SDI desenvolveram, adaptaram e sofisticaram o instrumental e as estratégias para suprimir processos de despejo e transformar cidades, da demolição ao desenvolvimento. Esses instrumentos incluem o autorrecenseamento, mapeamento, perfil comunitário, pesquisa de áreas disponíveis, planejamento, disseminação de tecnologias construtivas, construção de redes através de intercâmbio.
A rede constituída pelas organizações vinculadas ao SDI conta com um número crescente de exemplos em diversas cidades em várias partes do mundo, onde as comunidades negociaram a segurança na posse de forma bem sucedida, tendo posteriormente iniciado processos de desenvolvimento em largas escalas.