A equipe da Rede Interação é composta por um quadro capacitado para atuar nas questões urbana e social, contando com uma equipe multidisciplinar de técnicos qualificados e com ampla experiência relacionada à habitação nas áreas social, jurídica, urbanística e financeira.

Essa equipe está qualificada para atender demandas de projetos procedente dos setores público e privado, convergentes com as necessidades identificadas nas comunidades de mais baixa renda e residentes em assentamentos precários, favelas ou empreendimentos de habitação de interesse social.

ALTEMIR ALMEIDA – DIRETOR-PRESIDENTE

Altemir

Graduado em Psicologia e pós-graduado em Habitação e Cidade, atua na área pública e junto a movimentos sociais. Ocupou cargo de direção na COHAB-SP com especial destaque aos programas de regularização fundiária, administrativa e urbanística. Ocupou a função de Secretário de Transportes nas Prefeituras Municipais de São José dos Campos e Caçapava e de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo, chefe de gabinete do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e da Administração Regional de São Miguel Paulista da Prefeitura de São Paulo. Foi diretor executivo da Rede Internacional de Ação Comunitária – Interação. Atualmente é Secretário de Meio-Ambiente da Prefeitura Municipal de Jacareí.

ANDRÉ FOLGANES FRANCO – DIRETOR-TÉCNICO

andre

Arquiteto Urbanista Sênior, formado pela Universidade Católica de Santos, com larga experiência em gerenciamento de projetos de desenvolvimento urbano e social, nos setores público e privado. No poder público atuou destacadamente na Prefeitura de São Paulo, e na iniciativa privada prestou serviços ao Banco Mundial, à UNESCO e à vários governos estaduais e municipais pelo Brasil. Possui habilidades que envolvem principalmente: planejamento institucional; estruturação, capacitação e gestão de equipes multidisciplinares; articulação de pessoas e organizações; bem como elaboração de estudos, planos e propostas técnicas.

ELIANA MIEKO SATO – DIRETORA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

Eli

Graduada em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, possui experiência em gestão administrativa e financeira de organizações do terceiro setor, além de conhecimentos jurídicos, contábeis e de prestação de contas, em especial no âmbito de organizações qualificadas como OSCIP. Participou de diversos cursos voltados para a gestão de organizações do terceiro setor.

LÚCIA SIQUEIRA – COORDENADORA DE PROJETOS

photo

Arquiteta e Urbanista, Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuação profissional focada em Planejamento e Gestão Urbana com experiência na elaboração e avaliação de planos, projetos e legislação urbanística; intervenção em assentamentos de baixa renda; mobilização comunitária; planejamento urbano relacionado à prevenção situacional da violência. Como gestora pública coordenou a elaboração e implementação de projetos e programas de caráter multidisciplinar financiados por entidade internacional de fomento.

GERALDO SANTOS – COORDENADOR SOCIAL

Geraldo

Sociólogo, pós-graduado em Meio-ambiente e Sociedade pela Faculdade de Sociologia e Política de SP. Possui experiência de coordenação de projetos de desenvolvimento social com equipes multidisciplinares e de pesquisas de campo para levantamento de dados socioeconômicos de famílias em situação ou não de vulnerabilidade e em comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), além de ter atuado como educador ambiental.
Sua experiência profissional, desde 2004 até o momento, englobaram tanto a esfera pública (governo federal, estaduais e municipais), como a esfera privada (Anglo American, Vale S.A, Petrobrás, Porto de Santos e UHS São Manoel).

RAQUEL PAIVA GOMES – ASSISTENTE SOCIAL

Raquel2

Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC, com especialização em Avaliação de Projetos e Programas Sociais pela FEA/CEATS/USP e graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul. Docente no Curso de Serviço Social da Universidade Castelo Branco e na Universidade Anhanguera. Assistente social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo na Comarca de São Bernardo do Campo. Além de prestar assessoria técnica à Rede Internacional de Ação Comunitária – Interação na mediação de conflitos envolvendo réus e moradores do Conjunto Habitacional Barão de Mauá (Ação Civil Pública). Experiência profissional nas áreas de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitacional, especificamente na execução e gestão do trabalho social e processos participativos inerentes aos programas e Projetos Habitacionais de Interesse Social.

ANDRÉIA REGINA DE SOUZA- ASSISTENTE SOCIAL

Andreia

Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Mauá (FAMA). Atuou junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, em Taboão da Serra, no projeto de regularização habitacional. Contribuiu como agente de cadastro sócio-econômico para creches Municipais em Santo André subsidiando a Secretaria de Educação na organização das vagas. Prestou serviços a Estimar Instituto de Pesquisa Social realizando pesquisa avaliativa levantando indicadores de impacto na área da saúde, apresentando sugestões para aprimoramento junto a Sub-Prefeitura na Cidade Tiradentes. Atualmente cursa Bacharelado em Odontologia na Faculdade de Ciências de Guarulhos. Hoje na Interação, atende na mediação de conflitos, envolvendo réus e moradores do Conjunto Habitacional Barão de Mauá (Ação Civil Pública).

ÉRIKA ANCHIETA DE OLIVEIRA NOBRE – ASSISTENTE SOCIAL

erika

Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Possui experiência na área pública e no Terceiro Setor, centrada em programas na área de habitação, com foco em projetos de urbanização de favelas e de regularização fundiária em comunidades de baixa renda.

JULIANA FISCO – ASSISTENTE ADMINISTRATIVA

Ju-equipe

Formada em Comunicação Social pela Cásper Líbero, em Gestão Financeira pela FGV-SP e com especialização em Leis de Incentivo à Cultura pela Projecta. Possui experiência na área administrativa, financeira e contábil de projetos culturais incentivados pelas leis ProAC e Rouanet, e atualmente realiza prestação de contas de projetos do terceiro setor na Rede Interação.

RENATO SALOMÃO PEDREIRA – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Re-equipe

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, optou em ingressar em organizações da sociedade civil de interesse público pelo peculiar interesse acerca das questões socioambientais. Atualmente está a frente das atividades administrativas e financeiras da Rede Interação gerindo contratos com entidades do setor público, privado e organizações da sociedade civil.

ROBERVAL OLIVEIRA – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Rober

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho, possui experiência nas áreas administrativa, financeira e contábeis. Atuou no suporte administrativo-financeiro do Programa Banco na Escola, metodologia da Oficina de Ideias e Marketing Cultural, que contou com parceria de bancos privados e públicos.