PARCEIRO ESTRATÉGICO

sdi

O Slum Dwellers International (SDI) é uma rede independente de entidades da sociedade civil e iniciativas populares estruturadas a partir da autogestão, composta por 33 países da África, Ásia e América Latina.

Sua história institucional iniciou-se na Índia, nos anos 1980, sendo o fruto da integração institucional de dois movimentos sociais e de uma ONG indiana, respectivamente, National Slum Dwellers Federation, Mahila Milan e Society for the Promotion of Area Resource Centers (SPARC).

A estruturação de pensamentos e experiências desse grupo originou a metodologia do SDI, constituída pelo tripé – poupança comunitária, autorrecenseamento e intercâmbio de experiências.

Desde 2005, a Rede Interação é integrante e parceira do SDI, elaborando e implementando as ações a ele vinculadas em comunidades e assentamentos precários no Brasil.

 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

citties_

Aliança das Cidades é uma rede global pela redução da pobreza urbana e pela promoção do papel das cidades no desenvolvimento sustentável. Essa rede possui uma ampla gama de membros, como autoridades locais, governos nacionais, organizações multilaterais e organizações não-governamentais, incluindo o SDI.

Por ser a representante brasileira do SDI, a Rede Interação conta com o apoio do Aliança das Cidades na área de habitação de interesse social e urbanização de favelas e assentamentos precários, assim como na formulação e implementação de ferramentas de planejamento urbano e disseminação de conhecimento.

habitat

Habitat para Humanidade é uma organização global não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como direito fundamental.

Em parceria com a Interação, desenvolve um projeto piloto de reforma e melhorias habitacionais em assentamentos precários do município de São Paulo, com financiamento do Aliança das Cidades.

FBB_logo

Em 2011, a Fundação Banco do Brasil certificou a metodologia de trabalho da Interação, fundamentada no método do SDI, como uma tecnologia social.

A partir disso, a Interação e a Fundação desenvolveram e atualmente implementam um projeto que visa complementar o trabalho social nos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida operacionalizados pelo Banco do Brasil, tendo como base metodológica a experiência do SDI em organização e mobilização comunitária.

 

APOIADORES

geracao

A Geração Futuro Corretora de Valores possui diversas modalidades de investimentos, dentre eles o Fundo “Meninas Iradas”, que realiza uma doação mensal de 15% da sua taxa de administração para a Rede Interação, com vistas a ser empregado na educação financeira de pessoas, especialmente com foco nas mulheres, de comunidades de baixa renda.

Jabuticaba

A Jabuticaba Conteúdo é uma produtora especializada em conteúdo audiovisual de negócios e realizou voluntariamente o vídeo institucional da Rede Interação.

Atados
O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas formas de voluntariado. Por meio da participação nessa plataforma, a Interação atraiu pessoas e instituições que a apoiaram voluntariamente na tradução de textos e elaboração de material áudio-visual.