A partir da experiência da Habitat Para Humanidade em projetos de melhorias habitacionais e da INTERAÇÃO em mobilização fortalecimento comunitário, desenhou-se o projeto Fortalecimento de Comunidades por meio da Cadeia de Valor da Construção para Promoção de Melhorias Habitacionais.

O Projeto visa detalhar e testar um modelo de fortalecimento/desenvolvimento comunitário com assistência técnica-construtiva, subsídio e crédito para melhorias habitacionais e apresentar uma proposta de programa passível de replicação na escala nacional, atendendo desta forma, ao estabelecido na Política e Plano Nacional de Habitação, exigências legais e demanda histórica de segmentos profissionais e movimentos sociais, legitimada pelo Conselho Nacional das Cidades.

Esta formulação será possível a partir de (i) experiências e projetos pilotos já implementados pelas organizações proponentes e parceiras; (ii)  prova de conceito (implementação do modelo) em duas comunidades selecionadas no município de São Paulo; e (iii) apoio institucional do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para o desenho de uma proposta de programa nacional de assistência técnica para melhorias habitacionais.

O Projeto, que teve os primeiros passos dados em 2013, se iniciou oficialmente em Dezembro de 2014 e tem duração prevista de 15 meses. Os atores envolvidos diretamente nesta iniciativa são Cities Alliance, INTERAÇÃO e Habitat para Humanidade, além de começar a se integrar mais diretamente ao processo a ONG Soluções Urbanas de Niterói/RJ, o Movimento de Defesa dos Favelados – MDF e o União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região – UNAS.

O Governo do Rio de Janeiro – EMOP, a Prefeitura de São Paulo – SEHAB, a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal são apoiadores e colaboradores do Projeto.